Aprenda que a melhor forma de retribuir um bom atendimento é a gorjeta
Todo esforço deve ser recompensado, essa é uma dos grandes pensamentos que movem a economia (principalmente a americana). Por isso todo turista precisa saber a importância das gorjetas quando somos bem atendidos em lanchonetes, restaurantes ou hotéis.
As tips, ou gorjetas como conhecidas pelos brasileiros, são responsáveis por complementar o salário de prestadores de serviços como garçons, por isso que é comum termos a sensação de que recebemos um bom atendimento.
Estes profissionais se esforçam para fazer o melhor para você e merecem ser recompensados por isso, por isso a gorjeta serve como forma de você avaliar o atendimento recebido, além de ser obrigatória em muitos estados.
Como funciona a gorjeta?
A maioria dos estabelecimentos não incluem o percentual de gorjeta para seus atendentes nos recibos de pagamento, por isso esta retribuição costuma ser condizente com a qualidade do serviço prestado.
Normalmente, as gorjetas em restaurantes costumam ser de:
20% OU MAIS
quando o atendimento for muito bom ou excelente!
15%
a gorjeta mais comum, pois teve um atendimento regular.
10%
é o mínimo que deve ser pago e significa que foi mal atendido.
Mas não se esqueça que existem outras categorias de profissionais que também merecem ser retribuidos por servir muito bem a você e a sua família, como:
- Barman: no mínimo USD 1,00 por bebida.
- Cabelereiras / Barbeiros: 10% a 15% do valor do serviço prestado.
- Camareiras: entre USD 2,00 a USD 4,00 por dia em que estiver hospedado.
- Carregadores de malas, em aeroportos e hotéis: USD 2,00 por mala ou USD 5,00 por carrinho, acrescidos de USD 5,00 caso entregue a bagagem em seu quarto.
- Entregador de Pizza ou Delivery: entre USD 1,00 a USD 2,00, ou mais caso a distância percorrida for grande.
- Manobristas: ao menos USD 2,00 quando receber as chaves de seu carro.
- Motoristas de taxi: de 10% a 15% do valor total da corrida, arredondados para cima.
Lembre-se que a gorjeta representa a maior parte das receitas do garçons e muitas categorias de profissionais, por isso todos tentam ser sempre prestativos e manter a qualidade no atendimento.
O problema é que alguns profissionais se acostumaram com turistas e seu “jeitinho brasileiro” de não pagar gorjeta e acabam não atendendo como deveriam, mas você vai se surpreender quando criar o hábito de retribuir todo serviço prestado!
Quer viajar para os Estados Unidos?
Confira este conteúdo que escolhemos especialmente para você:
Evite que seus amigos cometam gafes nos Estados Unidos! Compartilhe!
Curta!