Conheça os esboços originais da Disneyland

A Disneyland foi inaugurada no dia 17 de julho de 1955, onde era um antigo laranjal,  e devido seu grande sucesso motivou Walt a construir o Magic Kingdom e os demais parques do Walt Disney World Resorts. Essa é a história que muitos conhecem, mas existem algumas lacunas até então não preenchidas.

Por isso vamos apresentar uma parte inédita da história e do projeto original da Disneyland, um material que ainda não foi exibido pela Walt Disney Company ou pelo Museu Walt Disney Family.

Conheça o projeto original da Disneyland.A origem da Disneyland

Nem toda história é mágica ou totalmente feliz como muitos pensam, e construir a Disneyland não era uma unanimidade entre os irmãos Disney, principalmente para Roy, o responsável pelas finanças da empresa.

Para convencê-lo e também captar o dinheiro para a construção, Walt Disney reuniu os melhores profissionais de seus estúdios de animação para aperfeiçoar suas ideias para o parque temático, e estes desenhos foram responsáveis pelos 17 milhões de dólares necessários para transformar o sonho em realidade.

Estes desenhos são resultados de um final de semana de 1953 no qual Walt Disney e Herb Ryman passaram desenvolvendo o projeto, composto por dois mapas e oito páginas datilografadas com a descrição do que viria a ser a Disneyland. Poucos sabem, mas as três primeiras reuniões com banqueiros e investidores foram mal sucedidas.

O conceito original da Disneyland era de um lugar único para fazer compras, pois este era o principal passatempo recreativo dos americanos. Na visão ambiciosa de Walt Disney, seria possível unir as compras com o entretenimento, o que ele chamou de “merchantainment”.

Este conceito existe até hoje nos parques de Walt Disney, inserindo os visitantes em cenários capazes de criar experiências positivas e produtos para levar para casa e tornar estes momentos inesquecíveis.

Mapa conceitual da DisneylandAs atrações originais da Disneyland

O projeto original da Disneyland era bastante preciso, promentendo “slidewalks”, simuladores, cozinhas robóticas e (é claro) muitas mercadorias.

Quando o parque foi inaugurado em 1955, o orçamento era reduzido para a construção de novas atrações e para solucionar este problema, Walt encontrou patrocinadores e precisou fazer exposições estranhas e duvidosas como o Kaiser Aluminium Hall of Fame com diversos itens feitos de alumínio e o Boy Color Gallery explorando o futuro através da pintura.

Para fazer de Tomorrowland um sucesso foram necessárias várias tentativas e reformulações, visto que atualmente a maior parte de suas atrações são baseadas na fantasia e ficção de filmes da Disney e não no futurismo imaginado por seu criador Walt Disney.

E, finalmente, o projeto faz termos ideia da atração It’s a Small World e de que os planos de Walt Disney para que este seria um espaço de lazer, compras e entretenimento.

 

* Este material foi entregue anonimamente ao site Boing Boing, fonte para esta publicação.

Quer conhecer a Disneyland ou Walt Disney World?


Notice: Undefined index: label in /home/dizorlando/public_html/wp-content/plugins/unyson/framework/extensions/shortcodes/shortcodes/button/views/view.php on line 4

Não guarde esse segredo, e compartilhe com seus amigos!

Comentários

Compartilhe conosco a sua opinião.