Descubra como solicitar o seu passaporte brasileiro com ajuda de nosso tutorial

Se você está planejando a sua viagem para Orlando onde poderá se divertir no Magic Kingdom e demais parques da Disney, acreditamos que já esteja com seu passaporte em mãos.

Este é o primeiro passo do seu planejamento se deseja viajar para o exterior, pois o passaporte é o documento usado para comprovar sua identidade e nacionalidade ao visitar outros países.

E se ainda não solicitou o seu, vamos tem contar como fazer.

Tipos de passaporte

O passaporte comum é o mais usado entre nós brasileiros, mas também existem alguns tipos especiais, como o de emergência que é requisitado quando existe a necessidade de viajar de imediato, desde que o objetivo não seja o turismo.

Além disso, a Polícia Federal também pode emitir o passaporte para estrangeiros que vivem no país e/ou em condições especiais, como o Laissez-Passer, um documento especial para aqueles nascidos em países com os quais o Brasil não tenha relações diplomáticas.

Tutorial para solicitar o documento

O processo para requerer o passaporte é simples e fácil, desde que você preencha corretamente os dados solicitados no formulário digital da Polícia Federal, pagar a taxa de emissão e se apresentar no posto de atendimento escolhido na data agendada.

É importante frisar que o interessado em solicitar este documento, deverá atender às seguintes condições:

  1. Ser BRASILEIRO;
  2. Ter-se alistado como eleitor, quando obrigatório, e estar quites com a Justiça Eleitoral tendo votado na última eleição, justificado ou pago a respectiva multa;
  3. Apresentar documentos ORIGINAIS solicitados, como: RG ou outro documento legal que reconheça sua identidade, CPF, passaporte anterior se existente, título de eleitor juntamente com sua quitação eleitoral, e homens deverão comprovar sua situação regular junto ao serviço militar.

Na hora em que for preencher o formulário, preste atenção para não errar, pois as informações inseridas no formulário poderão ser consultadas pela Polícia Federal.

ATENÇÃO: A pessoa que já teve o nome/sobrenome alterado, a qualquer tempo, em razão de casamento, separação ou divórcio, deve apresentar, além do documento de identidade, TODAS AS CERTIDÕES DE DIVÓRCIO e CASAMENTO com as devidas averbações/anotações atualizadas, para a comprovação de todos os nomes/sobrenomes anteriores, mesmo na hipótese do passaporte a ser substituído já estar com o nome/sobrenome atualizado.

As certidões deverão ser apresentadas em via original, pois cópias, mesmo que autenticadas, não são aceitas, em respeito à legislação pertinente. Caso a pessoa tenha alterado o nome várias vezes e todos nomes/sobrenomes não constem na última certidão de casamento, haverá necessidade de apresentação de TODAS AS CERTIDÕES DE CASAMENTO/DIVÓRCIO ANTERIORES, em ORIGINAL.

Caso a mudança tenha sido por sentença judicial apresentar a certidão de nascimento ou de casamento, atualizada com a devida averbação.

Passo a passo

Mas para não correr o risco de errar ou esquecer alguma coisa, siga o nosso passo a passo para tirar suas dúvidas e não esquecer de nada na hora de preencher o requerimento de passaporte:

  1. Comece o seu requerimento no site da Polícia Federal (http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte/passaporte), clicando na opção Requerer Passaporte ou na opção que melhor corresponde ao seu interesse.
  2. Informe seu nome completo, os nomes de sua mãe e seu pai, data e local de nascimento, estado civil, nacionalidade e, se necessário, nomes anteriores.
  3. Preencha o formulário com os dados dos documentos que já possui, como o Documento de Identidade (RG), CPF, Certidão de Nascimento (obrigatório para menores de 12 anos), Título de Eleitor, Situação Militar e Passaporte Anterior.
  4. Insira suas informações complementares como profissão, e-mail e endereço completo.
  5. Escolha o posto de atendimento da Polícia Federal da sua cidade ou mais próximo de sua residência.
  6. Ao concluir o processo de requisição, você deverá imprimir o Protocolo de Solicitação de Documento de Viagem e o Guia de Recolhimento da União (GRU) com o valor de emissão do passaporte.
  7. Depois de imprimir a Guia de Recolhimento (GRU), clique em Agendar Atendimento, selecione o posto de atendimento de sua preferência e escolha a data e horário disponível para a sua entrevista.

Normalmente, o tempo de espera para realizar a entrevista na Polícia Federal é de 30 a 45 dias após a solicitação do passaporte.

Ao comparecer ao posto da Polícia Federal escolhido, na data e horário agendado, portando os seguintes documentos para tirar o passaporte, originais e dentro da validade:

  • Documento de Identidade, para maiores de 12 anos, sendo: Cédula de identidade expedida pela Secretaria de Segurança Pública (SESP), Carteira funcional expedida por órgão público, Carteira de identidade expedida por comando militar, Carteira nacional de habilitação CNH expedida pelo DETRAN, Carteira de identidade expedida por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei, Carteira de Trabalho e previdência social – CTPS, CPF.
  • Título de Eleitor e comprovante de que votou na última eleição (pode ser solicitado junto ao Tribunal Eleitoral – TRE de sua região)
  • Documento que comprove quitação com o serviço militar brasileiro, para requerentes do sexo masculino, com idade superior a 18 e inferior a 45 anos.
  • Certificado de Naturalização, para naturalizados
  • Comprovante de pagamento do Guia de Recolhimento da União GRU com a quitação da referida taxa
  • Passaporte anterior, quando houver.

* Caso o requerente não possa apresentar o passaporte anterior devido a extravio, implicará na cobrança da taxa em dobro, salvo em casos de roubo.

O prazo normal de entrega do passaporte é de no máximo 7 (sete) dias úteis, após sua presença no posto para o atendimento agendado.

Caso tenha dúvidas em como tirar o passaporte, favor ligar para a Polícia Federal, através do telefone 194.

Não deixe para a última hora! A emissão deste documento pode atrasar, principalmente em meses que antecedem as férias escolares.

Quer planejar a sua viagem para a Disney?

Confira estes conteúdos que escolhemos especialmente para você:

Gostou de nosso tutorial? Compartilhe e ajude os seus amigos!

Comentários

Compartilhe conosco a sua opinião.